top of page
santo-do-dia-março-12-sao-luis-orione.jpg

São Luís Orione e a
Pequena Obra da Divina Providência

A Associação São Luis Orione de Buritis - ASLOB é uma obra vinculada à Rede de Obras Orionitas, administrada pelos religiosos da congregação dos Filhos da Divina Providência

OS FILHOS DA DIVINA PROVIDÊNCIA

​​

“Filhos da Divina Providência” é a congregação religiosa masculina fundada por São Luís Orione, o santo da caridade e dos pobres. Sua espiritualidade está fundada na confiança filial na Divina Providência para colaborar na obra salvífica de Cristo, levando os pequenos, os pobres e o povo à Igreja e ao papa para renovar tudo em Cristo mediante obras de caridade.

 

A Pequena Obra da Divina Providência é o ramo masculino da família de Dom Orione. Nossa primeira regra é observar com grande humildade o Santo Evangelho.

 

Com ele, nosso fim especial é difundir o amor a Deus e à Igreja entre os filhos do povo e as classes trabalhadoras através das obras de caridade, misericórdia e justiça. Sonhamos assim com São Luis Orione que o Plano da Divina Providência se concretize desde já. O olhar da Divina Providência é dirigido de maneira toda especial às criaturas mais desventuradas e abandonadas.

 

A primeira fundação da Pequena Obra da Divina Providência foi o colégio de São Bernadino, bairro periférico de Tortona, para menores abandonados. Dom Orione era então um jovem de 21 anos, estudante de teologia.

​​

A FAMÍLIA CARISMÁTICA DE DOM ORIONE

​​

Uma vocação especial inseriu-nos a nós, já consagrados pelo Batismo, na família religiosa clerical fundada por São Luís Orione (1872 – 1940) e aprovada definitivamente pela Igreja em 1954.

O nome que ele próprio deu à Congregação – PEQUENA OBRA DA DIVINA PROVIDÊNCIA – expressa a inserção da mesma no plano salvífico do Pai e a característica de total abandono nas mãos de Deus, pela fé.

 

Gostamos de ser chamados FILHOS DA DIVINA PROVIDÊNCIA, querendo colaborar, individualmente e como família religiosa, para o desígnio providencial do Pai que quer levar todo o universo (Instaurare omnia in Chisto) à unidade de um só chefe, Cristo, para a edificação de seu corpo inteiro.

 

Reconhecemos nossa comum origem e inspiração com as Pequenas Irmãs Missionárias da Caridade e com as Irmãs Sacramentinas Cegas; uma comunhão de ideais apostólicos com os membros do Instituto Secular Orionita, com os Amigos e Ex – Alunos de Dom Orione, por ele próprio fundados, além dos leigos do Movimento Laical Orionita, composto por paroquianos e demais colaboradores das obras Orionitas em todo o mundo.

​​

A congregação dos Filhos da Divina Providência é composta por religiosos consagrados irmãos, padres e eremitas. Estamos presentes em 35 países e em mais de 30 cidades do Brasil. Nosso campo de trabalho é a caridade e a ação pastoral e evangelizadora.

 

 

ORIONITAS NO MUNDO

​​

A congregação dos Filhos da Divina Providência tem comunidades fraternas espalhadas por mais de 30 países em todo o mundo. Em cada cidade onde estamos presentes, nossa missão é estar com os mais pobres, oferecendo-lhes serviços caritativos onde a mão da Divina Providência se faça notada e a igreja mais querida.

​​

No mundo, os Filhos da Divina Providência tem uma presença mais notável em certos países (Itália, Brasil, Argentina, Polônia e Espanha) e vem experimentando um grande desenvolvimento na África e Ásia (especialmente na Índia e nas Filipinas).

​​

  

ORIONITAS NO BRASIL

​​

No Brasil, os Filhos da Divina Providência estão divididos em duas províncias religiosas para facilitar a administração e o convívio dos religiosos.

​​

Província Nossa Senhora de Fátima (Brasil Norte) abrange os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Goiás, Tocantins, Alagoas, Ceará, Pará e o Distrito Federal.

 

Província Nossa Senhora da Anunciação (Brasil Sul) compreende os estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e uma missão ad gentes em Moçambique, na África.

Fonte: Portal da Família Orionita no Brasil

bottom of page